A Academia de Bombeiros Militar da Bahia (ABM) – em parceria com o IFBA Simões Filho – está formando a primeira turma do Curso de Especialização, nível pós-graduação em lato sensu, em Gestão Pública e Gestão de Segurança contra Incêndio e Pânico e Defesa Civil. O curso foi voltado para oficiais intermediários, peritos e engenheiros do Corpo de Bombeiros Militar dos estados da Bahia, Sergipe e Maranhão, além do Departamento de Polícia Técnica da Bahia e do próprio IFBA, totalizando 36 alunos.
A defesa dos trabalhos de conclusão de curso ocorre entre 10 e 14 de junho, após nove meses de aulas presenciais (realizadas no Campus do IFBA) com uma equipe de docentes – mestres e doutores – do IFBA, da UFBA, Corpo de Bombeiros da Bahia e Paraná, advogados, administradores, engenheiros, dentre outros.
O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) visa, não apenas habilitar o oficial intermediário à promoção ao oficialato superior, mas também possibilitar o exercício de atribuições típicas de comandante, chefe ou diretor de unidade de bombeiro militar, ao nível de major e tenente-coronel.
Assim, a matriz curricular contemplou disciplinas como gestão orçamentária e financeira, gestão e captação de recursos públicos e privados, gestão de ocorrências e grandes eventos, gestão de segurança contra incêndio e de defesa civil, desenvolvimentos de pessoas e carreiras, elaboração e gestão de projetos e de processos, direito militar aplicado, comunicação social, licitação, contratos públicos, dentre outras.




Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar