Através da realização de uma Sessão Especial, os vereadores de Camaçari debateram na manhã desta quinta-feira (28/10), o retorno da Guarda Municipal. A atividade solicitada pelo presidente da Casa Legislativa, Júnior Borges (DEM), teve como tema “Violência Requer Prevenção” e contou com as presenças de representantes da categoria no município e de outras cidades.
Os Guardas Municipais foram instituídos em 1995, através da realização de um concurso público, e extintos dois anos depois, em 1997. “Não cabe a mim fazer juízo de valor em relação a essa decisão de extinguir. Mas nós temos um problema de segurança pública não apenas na Bahia, e não é diferente em nossa cidade. Nós temos vivido sim momentos difíceis na área de segurança pública nesse estado, e a gente claro, enquanto Câmara Municipal da região metropolitana, e de todas as cidades da Bahia, é óbvio que precisamos sentar e conversar sobre a segurança pública de cada localidade, com muita maturidade, sem a questão do víeis político partidário, porque talvez isso vai destoar em um movimento diferente do que nós pleiteamos”, ressaltou o presidente Júnior Borges.
Para apresentar resultados positivos da atuação dos Guardas Municipais em outros municípios, palestrou o presidente da ONG SOS Segurança da Vida, o guarda municipal do Estado de São Paulo, Maurício Domingues Naval, que pontuou também que o debate iria “desenhar a futura Polícia Municipal da cidade de Camaçari”. “Temos pesquisas que mostram que no Brasil, locais que contam com a presença da Guarda Municipal, conseguem diminuir a violência em até 64%. Os órgãos das polícias estadual e federal não conseguem mais controlar a violência”, destacou.
O presidente da Comissão de Políticas Públicas para os Direitos Humanos e Segurança Pública, vereador Manoel Filho (PDT), usou a tribuna para pedir ao executivo municipal que retorne coma Guarda. “Nós entendemos que a prevenção é a solução para a violência que cresce a cada dia na nossa cidade, nós temos vários exemplos, como a nossa vizinha Mata de São João, que tem a Guarda Municipal, um comércio forte, e a gente pode circular até uma, duas da madrugada, com os agentes ali presentes nas ruas trazendo a sensação de segurança. Moro na costa e tenho sentido a cada dia na pele a dor com a violência de tantas famílias”, desabafou.
O vereador Jamessom (PSL) também discursou sobre a necessidade dos servidores concursados retornarem para os seus reais cargos. “A Guarda Municipal faz parte de um dos braços mais fortes da segurança pública, é a que está mais perto da população, é a escuta mais próxima para o poder público municipal, não apenas nas escolas, nas praças públicas, mas em toda comunidade. Os comerciantes têm clamado por isso, os empresários, e essa é uma pauta que tenho tratado em todas as reuniões que participo sobre segurança pública”, pontuou.
Já o vereador Tagner (PT) pediu que a Casa legislativa provoque esse debate com o poder executivo. “Nós precisamos levar também esse tema para fora da Câmara, para que a sociedade ajude também a pressionar o governo municipal na reimplantação da Guarda, pois não dar mais para a gente construir essa cidade, onde Pojuca é menor que Camaçari, tem uma receita inferior, mas tem sua Guarda Municipal organizada”, deu como exemplo.
O autor da sessão finalizou a atividade colocando a Casa Legislativa a disposição da categoria, pontuando que o debate "precisa ser ampliado e que vai levar a pauta para a administração municipal".




Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar