Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp
Traduzir:

Camaçari

Vereadores de Camaçari debatem retorno da Guarda Municipal e divergem sobre quem extinguiu a categoria na cidade

Compartilhar com UTM
Link copiado! Agora você pode colar o link com UTM no seu Instagram.

Na sessão ordinária desta terça-feira (27/04), foram apreciadas algumas matérias voltadas para melhorar a segurança pública em Camaçari. Mas a indicação solicitando o retorno da Guarda Municipal levou os parlamentares a divergirem sobre quem teria extinguido a atuação da categoria na cidade.

O vereador Manoel Filho (PDT), presidente da Comissão Permanente de Políticas Públicas para os Direitos Humanos e Segurança Pública da Casa Legislativa, defendeu a matéria que teve como autores ainda os vereadores Herbinho (PSL), Mar de Areias (DEM) e Jamessom (PSL). “Através de um concurso público a Guarda Municipal foi ativada em nosso município em 1995, durou apenas dois anos, hoje temos 150 profissionais em desvio de função e a violência crescendo assustadoramente em nossa cidade. Eu falo particularmente de Barra do Jacuípe em nossa costa, local em que eu moro, o comércio tem sido afetado, só essa semana vários mercadinhos foram fechados ali naquela comunidade, pela insegurança”, relatou.

O vereador Dentinho do Sindicato (PT) pediu a palavra e após parabenizar os autores da matéria, ressaltou que quem acabou com a categoria foi o atual governo. “Foi o grupo dele, esse que está aí. O vice-prefeito Tude, o secretário Helder e Elinaldo. O erro do governo de vocês, vocês mesmos estão apresentando e eu espero vereador Manoel que o prefeito Elinaldo entenda sua mensagem, porque nós sabemos que Camaçari merece e precisa da Guarda Municipal e os concursados estão aí sofrendo, entrando inclusive na justiça para retornar com as atividades”, exaltou.

Para lembrar que o PT teve a oportunidade de reativar a Guarda Municipal durante as três últimas gestões do partido à frente do executivo municipal, o vereador Dudu do Povo (Cidadania) assumiu a tribuna. “12 anos com caneta na mão e não fizeram nada, agora ficam de ‘mimimi’, de conversa fiada, jogando para a plateia, assim é muito fácil. Vamos assumir a responsabilidade para Camaçari continuar avançando dentro da verdade”, pontuou.

O petista Tagner (PT) também opinou sobre a matéria e acusou o atual gestor de não cumprir com o que falava quando era vereador. “O prefeito Elinaldo defendia a Guarda Municipal, prometeu reativar, tem a oportunidade de recriar a sua importância para a cidade, mas não faz. Quero até dizer ao vereador Manoel que é injusta a fala dele sobre a segurança. A questão da segurança pública é um problema do Brasil, um problema histórico e nós precisamos enfrentar esse problema nessa Casa”, ressaltou o parlamentar.

O líder de governo, o vereador Flavio Matos (DEM) também entrou no debate e acusou o governo do estado de não fazer a sua parte. “Nós temos um líder que não se preocupa vereador Manoel Filho, que o senhor mostre as feridas da cidade, até porque essas feridas foram herdamos durante 12 anos e uma delas, na criação do ex-prefeito Tude que foi a Guarda Municipal, abandonada diga-se de passagem, pelo governo dos ‘meninos do chefe’, e a segurança pública é de responsabilidade do estado, mas é claro que a contrapartida do município é importante. Quero lembrar também que a gente tem o mesmo efetivo policial de 15 anos atrás, quero lembrar que os guerreiros policiais têm uma estrutura precária e que o governador por vezes quis rivalizar com os policiais militares ao invés de ajuda-los”, opinou.

Após os debates, a indicação foi aprovada por unanimidade. Outras 51 matérias também foram apreciadas e logo após a realização da 12º Sessão Ordinária, aconteceu a 7º extraordinária para a votação de matérias de urgência.

Mais em Camaçari

Notificação de Nova Postagem
Imagem